Entenda o que é perfilagem ótica


Entenda e saiba mais sobre o que é e como funciona a perfilagem ótica, serviço de extrema importância para os poços artesianos
Com o avanço da tecnologia cada vez mais estão sendo desenvolvidas novas ferramentas para ajudar na melhoria de diagnósticos de possiveis problemas e também tecnologias para trazer a solução.


Publicação: 21/02/2022 - 16:00hs


Como funciona?

A perfilagem ótica é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico de problemas construtivos e/ou de contaminação do aquífero, muito importante para o aumento da vida útil dos poços artesianos (poços tubulares profundos).


É introduzido no centro do poço artesiano que precisa de uma avaliação profissional, uma câmera filmadora digital a cores, específica para esta finalidade, à prova d 'água, com visada de fundo, lateral e com iluminação própria. Juntamente com outros acessórios possibilita a visualização das características construtivas, das condições funcionais e de conservação daquele poço.


Essa metodologia pode ser aplicada em poços revestidos ou parcialmente revestidos, que contenham seções filtrantes ou que exibem rochas sãs, que possibilitem a caracterização de suas várias particularidades.


O que faz a perfilagem ótica?

A realização da perfilagem ótica em um poço artesiano está ligada à sua manutenção, fornecendo informações precisas e diretas sobre os processos que estão ocorrendo no seu interior.


Com o resultado dessa filmagem podemos ter um diagnóstico preciso dos problemas existentes no poço artesiano e assim, definir um plano de ação para realizar sua recuperação.


Conseguimos também elaborar relatórios e traçar o perfil completo daquele poço avaliado, com todas as suas características, como diâmetros, quantidade específica de revestimento e tipo de litologia e possíveis fraturas nas rochas. Além de observar as características hidrodinâmicas, que identificam, por exemplo, as entradas e saídas d’água, seja por meio de filtros ou fraturas.


Devido às possíveis complexidades de um poço artesiano podemos identificar as possíveis presenças de itens estranhos, por exemplo ferramentas e fios retorcidos que podem desobstruir o poço e desativá-lo.


Como contratar

A melhor opção é recorrer a empresas especializadas em manutenção de poços, para garantir que o trabalho seja realizado por profissionais especializados, com equipamentos seguros e de boa procedência. A Hidropoços é a empresa certa pra você.

Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog. Conte com o suporte da equipe especializada da Hidropoços e garanta a eficiência do seu poço!


Clique para ver o mapa
©Hidropoços Agência Curinga