4 MOTIVOS PARA FAZER MANUTENÇÃO NOS POÇOS ARTESIANOS


Intervenções preventivas são necessárias para manter a qualidade da água e garantir a integridade do poço e dos equipamentos. Veja outros motivos para fazer manutenção nos poços artesianos regularmente.


Publicação: 08/09/2021 - 16:00hs



Os poços artesianos, assim como os semi artesianos precisam de um programa de manutenção preventiva, conheça alguns motivos para realizá-la:


01. Acompanhar o comportamento do lençol subterrâneo e dos equipamentos lá instalados.
02. Antecipar problemas que possam gerar prejuízos ou diminuir a vida útil do poço.
03. Evitar o comprometimento da fluidez e da qualidade da água com o acúmulo nas paredes do poço de minerais dissolvidos na água, algo natural durante a exploração de aquíferos.
04. Estabelecer o controle bacteriológico do poço.


Manutenção nos poços artesianos: cuidados e revisão


O poço deve ser inspecionado anualmente ou bianualmente. Durante a manutenção, todos os equipamentos elétricos e hidráulicos do poço artesiano serão avaliados. Principalmente a bomba, os quadros de comando, os tubos e os cabos.

Na manutenção do poço artesiano, a equipe de especialistas faz uma revisão completa para ver se tudo está funcionando corretamente. Essa revisão é ideal fazer a cada dois anos, inclusive na estrutura submersa, evitando paradas repentinas e danos maiores, até irreversíveis ao poço.

São verificadas incrustações, rupturas, desgastes gerais e falhas no bombeamento do poço artesiano e caso não haja nenhum dano severo ou permanente, posteriormente tudo volta a funcionar corretamente e com eficiência.

Já as revisões pontuais e preventivas podem ser feitas em um período menor, a cada dois meses, incluindo bem como a avaliação de diversos componentes e fatores que influenciam na qualidade de funcionamento do poço artesiano.

Como contratar


Você pode recorrer a empresas especializadas em manutenção de poços, para garantir que o trabalho seja realizado por profissionais especializados, com equipamentos seguros e de boa procedência.

Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog. Conte com o suporte da equipe especializada da Hidropoços e garanta a eficiência do seu poço!


Clique para ver o mapa
©Hidropoços Agência Curinga