31 2122-1800
PERFURAÇÃO DE POÇOS PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL E POÇOS PARA INSTALAÇÃO DE PIEZÔMETROS

PERFURAÇÃO DE POÇOS PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL E POÇOS PARA INSTALAÇÃO DE PIEZÔMETROS

Com o desenvolvimento tecnológico dos setores de mineração e das indústrias em geral, tivemos um aumento crescente na ocorrência de poluentes ambientais, e, consequentemente, um maior comprometimento da qualidade de vida dos seres vivos em nosso meio.

Atentas a estes fatos, as autoridades passaram a regulamentar e fiscalizar as atividades que oferecem algum tipo de risco de poluição ambiental. Dentre esses riscos destacamos aqueles associados à poluição do aquífero freático, pois podem afetar diretamente a qualidade de nossa água subterrânea.

Atualmente temos alguns métodos já desenvolvidos para a avaliação da qualidade da água subterrânea e monitoramento da infiltração de veículos contaminantes, dentre os quais destacamos a perfuração de poços de monitoramento e amostragem. Fundamentais também nos processos de licenciamento ambiental, tais métodos são um dos recursos adotados para avaliar a legalidade da atividade desenvolvida naquele local específico. Numa outra situação podem ser construídos como parte da análise preliminar para implantação de empreendimentos.

A atividade hoje é regulamentada através das normas ABNT: NBR 15.495-1 e NBR 15.495-2 (Poços de monitoramento de águas subterrâneas em aquíferos granulares Partes 1 e 2), válidas a partir de julho de 2007, que definem as condições exigíveis para construção de poços de monitoramento de aquífero freático.

Instalação de Poços Artesianos
Instalação de Poços Artesianos