31 2122-1800
CURIOSIDADES INCRÍVEIS SOBRE A PERFURAÇÃO DE POÇOS

CURIOSIDADES INCRÍVEIS SOBRE A PERFURAÇÃO DE POÇOS

Já parou para pensar num buraco no chão que parece não ter fim? Isto é um poço artesiano, uma das mais incríveis obras de engenharia já criadas pelo homem. Uma ciência verdadeira que vem se desenvolvendo ao longo da história com importância vital para o planeta na busca da água tão essencial. Se hoje o poço artesiano é algo comum incorporado à paisagem, saiba que esta técnica de captação data de um período muito antes da antiguidade.

Vamos listar algumas curiosidades sobre essa técnica milenar importante para tantas civilizações.

Você sabia que a Bíblia fala sobre poços artesianos?

Em Gênesis 26:15-22: “Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós”. Por isso, Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu.”

Esta é a história de Isaque que para sobreviver no deserto cavou um poço para conseguir água. Alguma diferença entre as necessidades daquele tempo e as de hoje?

Além do relato bíblico, outros sinais de que o homem antigo já buscava as águas subterrâneas são os resquícios de escavações datadas com 12 mil anos antes de Cristo. E ainda, conclusões de historiadores que afirmam que os chineses já dominavam as primeiras técnicas de perfuração por volta de 5 mil anos antes de Cristo.

Outra curiosidade antiga que chegou aos nossos os tempos atende pelo nome “artésien”, se referindo às regiões francesas de Artois ou Artesia, região onde começaram as primeiras perfurações na França por volta de 1.126. Daí o nome artesiano.

A água jorra pelo tempo

Uma breve jornada pelo tempo para entender como os poços artesianos são um dos principais recursos do homem para sua sobrevivência.

• Por volta de 3.000 A.C - Recipientes parecidos com baldes eram usados para retirar água de buracos fundos feitos próximo a rios.

• Por volta de 2.500 A.C – Um dispositivo com um peso em uma extremidade e um balde na outra pendurado por uma corda ajudava a retirar água de um poço.

• Em 1.485 D.C - Um projeto de uma bomba d 'água foi apresentado pelo grego Danos.

• Em 1.606 D.C - O espanhol Jerónimo Beaumont patenteou uma bomba d’água capaz de drenar água de áreas alagadas – um princípio próximo ao utilizado hoje.

• Em seguida, em 1791, foi escavado o primeiro poço artesiano da Inglaterra.

A histórica dos poços artesianos seguiu seu curto até aos dias de hoje, com um avanço extraordinário da tecnologia na captação de águas subterrâneas que totalizam cerca de 97% das reservas do planeta.

O Brasil conta aproximadamente 100 trilhões de metros cúbicos de água, com cerca de 25 a 40 mil poços artesianos perfurados por ano. Nos Estados Unidos este número gira em torno de 900 mil. Ou seja, podemos aumentar essa captação e atender praticamente toda a demanda nacional.

A Hidropoços faz parte dessa longa história dos poços artesianos desde 1967. São mais de 56 anos desenvolvendo tecnologia de ponta para captação, estudos técnicos e perfuração para atender demandas residenciais, comerciais e industriais, seja em áreas urbanas ou rurais.

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre este know-how.

Veja também: