Nossa terra é rica em águas superficiais, como rios, lagos e lagoas. Da mesma forma, o nosso solo também é privilegiado em águas subterrâneas, o que torna viável a perfuração de um poço em praticamente qualquer lugar. E mesmo que a água jorre com facilidade, ainda assim, são necessários estudos profundos para certificar a viabilidade de perfuração, e a potabilidade da água, caso seja para consumo humano.
Antes de conhecer os procedimentos e tecnologias que estabelecem essa viabilidade, é bom entender que águas subterrâneas são reservatórios localizados entre rochas, capazes de concentrar uma quantidade enorme de água. E ao contrário do que se possa imaginar, muitas vezes elas estão muito próximas da superfície, e não a uma profundidade quase inatingível. Segundo Ricardo Hirata, do Instituto de Geociências (IGc) da USP, os aquíferos, como são chamados esses bolsões de água, funcionam como grandes caixas d’água responsáveis por armazenar cerca de 95% da água doce (porque não provém dos oceanos), e líquida (não são de calotas polares) do planeta. Os primeiros passos para determinar a viabilidade de um poço é a realização de estudos geológicos para analisar as características das rochas que formam o aquífero nesta região. Simultaneamente, o subsolo é mapeado para se estimar o volume de água e se o poço poderá atender a demanda para o qual ele se destina. São estes dados que irão atestar se vale a pena ou não a perfuração.
Como falamos, se o poço se destina ao consumo humano, será imprescindível análises bacteriológicas, física e química para aferir níveis de cálcio, magnésio e outros minerais que podem ser absorvidos pelo organismo. E o mais importante, detectar as substâncias nocivas como cromo, arsênico, flúor entre outras impossíveis de serem notadas a olho nu, pois não alteram a cor, cheiro ou gosto da água. podemos concluir que pode haver um poço em qualquer lugar, mas vai depender do objetivo da sua perfuração. Para consumo humano, cuidados técnicos precisam ser redobrados.
Um poço pode ser perfurado em qualquer lugar. Mas como saber se é possível ter um poço em um determinado local? Essencialmente, alguns fatores devem ser levados em conta antes de tirar o projeto do papel. São exigências não apenas de caráter técnico, mas também determinadas pela legislação. No âmbito técnico, além de estudo geológicos, deve-se contemplar também a análise topográfica da área e a possibilidade do local receber todos os equipamentos necessários para perfuração, como caminhões, a perfuratriz, entre outros. Já a autorização governamental vai depender do cumprimento de algumas exigências, como por exemplo, da Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, sobre saneamento básico em território nacional, que permite poços artesianos em áreas urbanas e rurais sob as seguintes condições:
´
• em regiões que não contam com rede pública;
• em condomínios residenciais ou comerciais;
• ou dentro de empresas e indústrias.
Como se vê, é possível perfurar um poço em qualquer lugar, mas conte sempre com especialistas. A Hidropoços possui know-how para a melhor orientação técnica e legal para sua propriedade ter o poço artesiano de acordo com as suas necessidades.