O acúmulo de sujeira é um dos principais fatores que podem prejudicar a qualidade da água. Além disso, também pode levar a outros problemas, como ferrugem ou entupimento. Confira neste artigo a importância da limpeza anual do poço artesiano. Como? A HIDROPOÇOS pode ajudar a sua empresa.
Sim! Vai chegar um momento em que o seu poço artesiano vai apresentar alguns problemas que são solucionáveis, como por exemplo, a baixa vazão ou a má qualidade da água, e você não quer isso, não é verdade? Já que um dos maiores benefícios em ter um poço artesiano é poder obter água potável de qualidade. Contudo, sem a limpeza periódica, você poderá perder essa vantagem.
Muitas pessoas só percebem que tem algo errado quando reparam que a água está suja ou com mau cheiro. É natural que a sujeira se acumule no poço após um tempo de uso e é por isso a importância em realizar a limpeza. Precisamos ressaltar que o ferro-bactéria* é uma das “sujeiras” mais frequentes da água subterrânea. Seu acúmulo pode causar uma gosma que, se não for retirada, prolifera no fundo do poço, devido a falta de luz e oxigênio no ambiente.
*Ferro-bactérias são microrganismos encontrados, principalmente, na água subterrânea. A água que contém o ferro-bactéria não é aceitável para consumo, pois alteram a coloração da mesma, provocam um desagradável sabor e odor, e ainda modificam as características naturais da água.
Depende. A frequência da limpeza vai depender, principalmente, do tempo de uso do poço artesiano. A média da limpeza, no entanto, é de uma vez ao ano, contudo, os poços mais velhos e com longo histórico de uso, necessitam de uma atenção maior. Nesses casos a frequência da limpeza deve ser menor, a fim de garantir a qualidade da água através de medidas preventivas.