Primeiramente, os motivos que podem levar um poço artesiano a secar ou a diminuir sua vazão são diversos, porém, normalmente ele dá alguns sinais de falha antes de parar totalmente. A principal finalidade de um poço artesiano é captar a água armazenada nos lençóis freáticos. Perfurar não é tão simples, como pode parecer, porém se executar com segurança e qualidade, a tendência é durar por longos períodos. Conheça algumas causas.
Fique atento a alguns sinais de que o poço artesiano está falhando e analise se merece uma manutenção preventiva para a conservação da sua estrutura e recuperação completa:
• Alteração da qualidade da água do poço artesiano, ficando escurecida, mais grossa, com um cheiro desagradável, cor turva e até mesmo com algumas partículas de resíduos impuros.
• Se for o caso de danos causados no revestimento, verá que a água está trazendo partículas sólidas de impurezas.
Problema de vazão é o que leva um poço a diminuir sua água, isto pode ocorrer devido a um comprometimento do filtro, estrutura suja com acúmulos de minerais, areia e até bactérias.
Não abandonar o poço artesiano impede um forte cenário de seca e desgastes desnecessários.
A prática de realizar manutenções preventivas com certeza evitará que pequenos descuidos se tornem grandes problemas.
Também é essencial a construção de um poço totalmente legalizado, feito por profissionais com conhecimento técnico e experiência para assegurar uma qualidade bastante superior às condições e estruturas do poço.
Ao perceber alteração na vazão da água do poço artesiano, chame um especialista.
A Hidropoços toma todas as medidas necessárias em suas avaliações, enviando uma equipe especializada até o local para verificar e traçar um plano de ação para solucionar o caso.
Ainda ficou na dúvida? Clique aqui e leia sobre 5 BENEFÍCIOS DE SUA EMPRESA TER UM POÇO ARTESIANO, ou entre em contato com a Hidropoços!