Intervenções preventivas são necessárias para manter a qualidade da água e garantir a integridade do poço e dos equipamentos. Veja outros motivos para fazer manutenção nos poços artesianos regularmente.
Os poços artesianos, assim como os semi artesianos precisam de um programa de manutenção preventiva, conheça alguns motivos para realizá-la:
01. Acompanhar o comportamento do lençol subterrâneo e dos equipamentos lá instalados.
02. Antecipar problemas que possam gerar prejuízos ou diminuir a vida útil do poço.
03. Evitar o comprometimento da fluidez e da qualidade da água com o acúmulo nas paredes do poço de minerais dissolvidos na água, algo natural durante a exploração de aquíferos.
04. Estabelecer o controle bacteriológico do poço.
O poço deve ser inspecionado anualmente ou bianualmente. Durante a manutenção, todos os equipamentos elétricos e hidráulicos do poço artesiano serão avaliados. Principalmente a bomba, os quadros de comando, os tubos e os cabos.
Na manutenção do poço artesiano, a equipe de especialistas faz uma revisão completa para ver se tudo está funcionando corretamente. Essa revisão é ideal fazer a cada dois anos, inclusive na estrutura submersa, evitando paradas repentinas e danos maiores, até irreversíveis ao poço.
São verificadas incrustações, rupturas, desgastes gerais e falhas no bombeamento do poço artesiano e caso não haja nenhum dano severo ou permanente, posteriormente tudo volta a funcionar corretamente e com eficiência.
Já as revisões pontuais e preventivas podem ser feitas em um período menor, a cada dois meses, incluindo bem como a avaliação de diversos componentes e fatores que influenciam na qualidade de funcionamento do poço artesiano.
Você pode recorrer a empresas especializadas em manutenção de poços, para garantir que o trabalho seja realizado por profissionais especializados, com equipamentos seguros e de boa procedência.
Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog. Conte com o suporte da equipe especializada da Hidropoços e garanta a eficiência do seu poço!